sexta-feira, 27 de junho de 2014

Resenha - Requiém



Réquiem Delírio - Volume 3
Autor: Lauren Oliver
Tradução: Regiane Winarski
Numero de Páginas: 304
Editora:  Intrínseca
No desfecho da trilogia em que o amor é considerado uma doença, Lena é um importante membro da resistência contra o governo. Transformada pelas experiências que viveu, está no centro da guerra que logo eclodirá. Depois de resgatar Julian de sua sentença de morte, Lena e seus amigos voltam para a Selva, cada vez mais perigosa. Enquanto isso, Hana, sua melhor amiga de infância, foi curada. Ela leva uma vida segura e sem amor junto ao noivo, o futuro prefeito. Às vésperas do casamento e da eleição - cujo resultado pode dificultar ainda mais a vida dos Inválidos -, Hana se questiona se a intervenção realmente tem efeito. Vivendo em um mundo dividido, Lena e Hana narram suas histórias em capítulos alternados. O que elas não sabem é que, em lados opostos da guerra, suas jornadas estão prestes a se reencontrar.
Esse mês veio para mexer com meu emocional, todas as séries lindas que eu acompanhava decidiram terminar ao mesmo tempo. Logo depois de terminar Incendeia-me, *sniff*, já chegou na minha casa o livro da parceria com a Intrínseca, eu obviamente não perdi tempo e li loucamente esse ultimo volume da trilogia Delírio. Uma amiga, que foi quem me fez começar a ler a série para inicio de conversa, já veio com a bomba antes de eu terminar de ler "O final é ruim" obvio que já fiquei com um pé atrás e pensando OMG, npodece!
Antes de analisar o conteúdo do livro tenho que falar sobre os aspectos físicos, o livro é lindo, brilhoso com os anteriores, esse tem uma tonalidade de azul metálico que noss, a diagramação é toda bonitinha, com um espaçamento bom que não dói nos olhos, a folha é de papel pólen soft e embora não seja tão grossinho é bem gostoso e fácil de manusear, o papel é levemente amarelado então não cansa os olhos na hora da leitura. Os capítulos são curtos, e eu sinceramente adoro isso, a fonte que inicia os capítulos é linda, ai, ai, então, nos aspectos físicos, o livro é lindo, e na minha estante então ficou mais lindo ainda! AHAH


Mas enfim, farei uma analise leve para não soltar Spoiler, o que é muito difícil, já que é o ultimo volume de uma série, LOL, então recomendo que se você não leu a série pare por aqui, e comece logo a ler!
Nesse livro a autora fez algo diferente, colocou dois pontos de vista, o de Lena que faz parte da Revolução que quer acabar com a ditadura e liberar o amor, e Hanna que vive na cidade, foi curada e se vê pareada com o novo prefeito que é super esquisitão.
Eu adoro a escrita da Lauren Oliver, a primeira coisa que li dela foi o romance Antes que eu vá, e sniff, chorei as bicas, ela é bastante sensível e consegue jogar com as palavras lindamente. Ela não fez diferente nesse ultimo volume, a autora tem uma narrativa um pouco arrastada mas sabe muito bem criar o climax. Ela joga com as duas narrativas fazendo com que você comece uma e queira começar a outra e assim sucessivamente em looping infinito.
Nos livros anteriores da série ela vai estendendo os fatos e deixando para o final a ação, nesse livro não foi diferente, nós vamos vendo os personagens sobrevivendo a selva, passando por provações mas o bicho só começa a pegar mesmo nas ultimas 100 páginas do livro.
Personagens que foram introduzidos só no segundo livro começam a ter relevância, a autora nos faz dependente dessas pessoas, esses sofredores, que lutam pela liberdade de amar. 


O que eu mais esperava desse livro era o desenrolar da história de Alex, Lena e Julian, e a autora tratou dessa parte de uma maneira bastante delicada e real. Não foi aquela coisa de triangulo amoroso mimimi "Ai fulano é lindo mas eu gosto de ciclano" NÃÃO, a personagem principal é forte e decidida, mas também é sensível e se vê presa em um sentimento confuso, por que poxa, imagina, cê pensa que o amor da sua vida morreu, sofre horrores e recomeça a encontrar algo com outra pessoa dai o seu amor ressurge das cinzas vivão, BLOW MIND! AAHAHA Acho que Lena conseguiu tratar melhor do que eu trataria de uma situação como essa. Eu não vou contar com quem ela fica, só tenho a dizer que, MEGUSTA! AHAHAH Também conhecemos a mãe de Lena e vemos a reconstrução de um laço tão forte.
Muitas coisas mudarão no universo de Delirio nesse ultimo livro, na minha opinião foi o mais diferente dos outros e eu gostei bastante. Essa minha amiga que disse que não gostou do final ficou meio bléé quando contei para ela que gostei do jeito que acabou, sério, ela tentou me convencer até do por que o final tinha sido ruim! AHHAHA Já vou avisando para vocês o fim é naquele estilo aberto, nós não sabemos de fato como acaba a história, da revolução, das personagens, então, talvez, se esse não for seu estilo, talvez você concorde com essa minha amiga, Josioi, mas me agradou bastante, por que na minha opinião mais importante do que a história dos personagens é a mensagem que o livro conseguiu me transmitir.
A autora nos diz que temos que lutar pelo amor, acreditar nele, e que devemos quebrar todos os muros que nos cercam, pular as barreiras e enfrentar tudo que nos impede de ser livre. 


Comente com o Facebook:

10 comentários:

  1. Eu comprei ele por que vou começar a ler pandemônio e sabia que não ia conseguir esperar nem um minuto depois para ler o final, estou tão curiosa e ao mesmo tempo querendo atrasar a leitura para "prolongar" um pouquinho mais sabe? hahaha sou sempre assim!
    Beijos e adorei o blog :)
    Se puder, dá uma olhadinha no meu blog: http://feitadepalavras.blogspot.com.br/ :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AAA verdade, fez bem, assim que terminar um vai logo querer ler o outro!

      Excluir
  2. Ainda não li nenhum dos livros da série e tenho uma grande curiosidade. A série toda parece bem interessante. Espero ter a oportunidade de lê-la em breve.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de junho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A série é deveras incrível, as vezes arrasta um pouco mas sempre te deixa de queixo caído!

      Excluir
  3. Ai que inveja eu sinto de você por ter lido!
    Nem comprei ainda :(
    To louca de curiosidade com isso do POV da Hana, sem contar que depois da bomba do conto...
    Curiosaaaa!!!!!
    Beijos
    http://www.interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Camila, tudo bem?

    To doida pra ler essa série, só vejo elogios. Tenho o primeiro, mas ainda não consegui começar a ler

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  5. Eu preciso começar a trilogia ainda. Esperei a editora lançar todos para isso e agora to correndo atrás dele e olha que tem a série que eu pretendo ver também. De tanto falarem bem e mal, resolvi ler e ter as minhas conclusões, mas esse fato do fim ser aberto é algo unanime. Ta todo mundo falando isso e eu não curto muito. :/

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha a série não é certa ainda, então )''':
      É por que é mesmo, mas poxaaa, tenta, quem sabe tu curta...

      Excluir

 
Livrologias, por Camila Teixeira © 2015
Design e desenvolvimento por Chave Criativa