quinta-feira, 29 de maio de 2014

Resenha - A Mulher Silenciosa



A Mulher Silenciosa
Autor: A.S.A. Harrison
Tradução: Alexandre Raposo
Numero de Páginas: 256
Editora: Intrínseca
Jodi e Todd estão juntos há 20 anos e, aparentemente, levam uma vida invejável. Todd é um empreiteiro bem-sucedido que pode bancar alguns luxos, como o enorme apartamento com uma vista deslumbrante para o lago, um Porsche (dele) e um Audi (dela) na garagem, e o estilo de vida de Jodi. Psicoterapeuta, ela atende em casa apenas dois clientes por dia, e tem tempo de sobra para as sessões de pilates, as aulas de arranjos florais, os passeios com Freud, o golden retriever do casal, e o preparo das refeições gourmet de que tanto gosta. Jodi ainda fica ansiosa ao ouvir a chave do marido abrindo a porta. Todd diz que nunca encontrará uma mulher igual a ela. Essa fachada perfeita, porém, está prestes a ruir. Todd é um adúltero incurável, e Jodi sabe disso. Ela é a esposa silenciosa, preparada para tolerar as traições do marido com o intuito de manter as aparências. Até que Todd sai de casa - para viver com uma mulher com metade da idade dela, filha de seu melhor amigo. Magoada, humilhada e, por fim, financeiramente abalada, Jodi começa a contemplar o assassinato como uma opção razoável. Contado alternadamente nas perspectivas dele e dela, 'A mulher silenciosa' é um livro sobre um casamento à beira do fim, um casal na direção da catástrofe, concessões que não podem ser feitas e promessas que não serão cumpridas. Um thriller psicológico sofisticado, que seduz o leitor desde a primeira página.
Comecei a ler A Mulher Silenciosa no dia que ele chegou na minha casa, no dia seguinte já havia terminado. Eu devorei, andava na rua com ele nas mãos tentando ler em tudo quanto era lugar, foi até engraçado. Então já vou avisando, leiam num fim de semana, ou em um dia com tempo disponível por que vocês não vão conseguir largar esse Thriller psicológico totalmente impressionante!
O livro tem a narrativa dividida entre os pontos de vista de Jodi e Todd, ele é narrado inteirinho em terceira pessoa, e mesmo assim consegue transmitir de forma crua e escrachada o perfil de cada um desses personagens cheios de defeitos e problemas pessoais.
Jodi é uma psicologa que vive feliz a vida de casada, adora cuidar do marido, no começo do livro já sabemos que a hora do jantar, o ritual de por a mesa e comer ao lado de Todd é o período do dia mais adorado pela mulher, ela almeja esse momento ao longo de todas as tarefas diárias. A vida deles é perfeita, eles possuem um bom apartamento, dinheiro suficiente para possuir uma vida confortável com algumas extravagancias, um cachorro fofo e babugento, bem aquela coisa comercial de margarina. Só que para Todd a vida não é assim tão boa, ele se sente entediado, quer filhos que Jodi coloca desde o começo do relacionamento que não deseja, ele é um adultero recorre a diferentes mulheres para suprir as necessidades que ele acredita não encontrar em sua esposa. Ao longo da narrativa os fatos vão sendo jogados na cara do leitor e é preciso atenção para conseguir ligar os pontos. Em alguns momentos eu reli alguns trechos e fiquei com aquela cara de UOOOU!
                                   
Alguns pontos me deixaram muito impressionada, por exemplo, (Isso NÃO é um SPOILER, tem até na sinopse ok? rs) Jodi sabe das traições do marido, e ela aceita isso, ela acredita que as pessoas não podem ser mudadas e que se o marido é assim ela pode aceitar isso desde que se mantenha calada e finge que nada acontece.
Todd é um sacana e só pensa em si mesmo, em nenhum momento ele realmente ama alguém, ele só se importa com as mulheres com quem se envolve a partir da premissa da maneira como elas as fazem sentir, ele gosta da elegância de Jodi, da maneira como ela é boa esposa, como ela fica bonita ao seu lado, mesmo que eles não possuam a vida que ele sonhou. O desejo dos filhos é gerado pela vontade de continuar sua linhagem, aos poucos vamos percebendo toda a mesquinhes. Ele também é facilmente manipulável por todos a sua volta. Em determinado momento do livro Jodi coloca que o marido é uma criança que não cresceu, um homem que tem grandes indícios da síndrome de Édipo;
Jodi, como vocês já perceberam é uma mulher super-fria, ela ama o marido, mas não do jeito "certo" ela é possui uma obsessividade por ele a ponto de não ligar para o que ele faz de errado, desde que ele continue ao seu lado. Obviamente, isso nunca dá certo e em determinado ponto do livro ela comete atos extremos para não perder o marido, e depois para obter vingança e salvar o próprio pescoço. 


Outro ponto interessante nesse livro é a maneira como ele aborda as relações como a família, e a maneira como os traumas de infância afetam a pessoa ao longo da vida adulta. Esse livro apresenta um pouco das abordagens psicológicas mais conhecidas e através de Jodi o leitor fica sabendo um pouco mais dessa área de psicologia e psicanalise, achei muito interessante, pois são temas com os quais não estou muito familiarizada, mas que são explicados de maneira tão simples que até mesmo uma pessoa totalmente leiga como eu consegue entender.
Eu acho que poderia escrever um artigo sobre esse livro de tanta coisa que tem para ser levantada, o silencio de Jodi, a mesquinhes de Todd, a infantilidade da amante(que eu preferi nem falar muito aqui para não estragar a leitura de ninguém com spoilers), a insensatez presente em todos os personagens é como uma cola que junta todos os fatos que se desenrolam no livro
Se ele é a próxima "A Garota Exemplar"? Eu diria que não, são Thrillers psicológicos mas cada um possui suas características e peculiaridades, até diria que A Mulher Silenciosa conseguiu juntar os pontos de maneira mais harmoniosa, mas possui menos ação do que o anteriormente citado. Jodi e Amy provavelmente poderiam ser amigas, e quando Amy armasse para Jodi, ela ficaria calada e se vingaria em silêncio, e obviamente obteria exito. 
Está ai um livro que cumpre as as promessas presentes na capa e faz jus a todas as indicações, o leitor fica fissurado do inicio ao fim, super indico para aqueles que gostam de literatura policial, psicológica e até mesmo para aqueles que adoram um suspensizinho básico, mas ó, já avisei né, cuidado que você não vai conseguir largar até chegar ao fim.

Comente com o Facebook:

10 comentários:

  1. MANOOOOOOOOOOOU quero ler ;-; antes mesmo de você citar A Garota Exemplar eu já estava pensando em A Mulher Silenciosa como um próximo sucesso ""igual"" AGE
    Ótima resenha Camilita :3

    ~nathália n.
    www.livroterapias.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Camila.
    Eu tenho uma curiosidade enorme por esses livros e amo spoilers, rs.
    Porém, desde que li "o segredo do meu marido" estou traumatizada e tenho evitado esse gênero, hehe.
    A resenha é muito boa, me deixou com aquela vontade de ler!
    Beijos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas eu nem liberei Spoiler, juro! AHAHAH
      Ainda não comecei esse mas tenho que ler logo!

      Excluir
  3. Meu Deus, amei sua resenha! Nunca ouvi falar desse livro, mas olha, que vontade que meu de ler!
    Nunca li nada desse gênero sabe, de relações de família e tal, e parece ser muito bom.
    Tô indo agora procurar o preço no Submarino hahaha
    Parabéns e sucesso pro blog, beijão da Gab ♥

    ResponderExcluir
  4. WOWWWWWW!
    Adorei a resenha e você me deu MUITA vontade de ler esse livro.
    Vou comprá-lo amanhã
    Parabéns e beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. A partir do momento em que vi esse livro no Skoob, sabia que precisava lê-lo. Sua resenha só me motivou mais ainda, rs. Amei!
    Beijos - Tão doce e tão amarga.

    ResponderExcluir
  6. Eu particularmente amei e odiei ao mesmo tempo esse livro, ainda me sinto confuso a respeito dos meus sentimentos a respeito dele, mas é um dos livros que eu releria ou relerei mais vezes.

    Meu blog: www.umcontainer.com

    ResponderExcluir

 
Livrologias, por Camila Teixeira © 2015
Design e desenvolvimento por Chave Criativa